terça-feira, 20 de março de 2012

Acesso Gratuito a Redes Wireless - ZON FON



Sabia que pode aceder à internet fora de casa sem custos através de um serviço chamado Zon Fon? E pode da mesma forma ganhar algum dinheiro com a sua rede wireless?
O serviço Zon FON, não é nada mais, nada menos do que a versão portuguesa, da comunidade de partilha de internet FON, que está já presente em diversos países europeus.
Em Portugal a adesão ao serviço está limitada a clientes da Zon, como tal todos os clientes podem activa-lo (desde que tenham Zon Hub ou Modem Netgear), bastando para isso fazer um registo no site da Zon FON e algumas configurações no seu router conforme explicado aqui.
Assim sempre que necessitar de aceder à internet fora de casa, pode ligar-se a uma rede Zon Fon disponível (consulte aqui o mapa das redes) e aceder à mesma com os dados de acesso que lhe são fornecidos de forma fácil e gratuita.
O serviço está disponível a nível nacional, mas não existe em todos os locais, uma vez que depende da existência em cada local de utilizadores a partilhar a sua rede. Ainda assim a minha experiência tem sido positiva, pois tenho poupado alguns euros do plafond da minha pen 3G recarregável.
O serviço permite aos proprietários da rede, ganharem algum dinheiro com a venda de acesso à internet a pessoas que não estejam registadas na comunidade, no fundo ganham uma percentagem do valor cobrado pelo serviço, sendo o restante dividido entre a Zon e a FON. Todo este processo é automático, não tendo o utilizador que se preocupar com a operacionalização dos pagamentos, cobranças etc...
Em baixo coloco a tabela dos preços praticados em Portugal.


O melhor de tudo é que a comunidade não está limitada a Portugal, uma vez registado passa a ter acesso a qualquer rede wireless da comunidade em diferentes partes do mundo.
Estive a explorar um pouco o mapa e é impressionante a cobertura que o serviço tem no Reino Unido.

E vocês já alguma vez utilizaram o serviço? Que tal a experiência?

Descubram mais em: Zon Fon e FON 

Disclaimer: Embora se refira a um produto/serviço e marcas em concreto, este artigo não foi patrocinado de qualquer forma por nenhuma das marcas mencionadas, se alguma vez tal viera a ocorrer, será feita uma menção a esse facto.

5 comentários:

  1. Eu já usei o serviço por 2 vezes, quando precisei de aceder à internet na rua e havia um hotspot zon fon na área.

    Na altura comprei o plano para 1 dia e, durante 24 horas, podia usar os hotspot zon, não importava o local, mesmo que eu estivesse a deslocar-me. Na localidade onde estava, segundo o mapa disponibilizado pela Zon, existiam bastantes hotspot´s.

    O processo foi rápido... acedi ao hotspot, fui à net e apareceu-me o site da zon fon com os planos disponíveis, escolhi o plano, paguei com Paypal e fiquei logo apto para navegar... demorei para aí uns 2 minutos até poder começar a navegar na net.

    Recomendo!

    Para quem é cliente zon isto é muito bom, pois permite navegar em vários sitios ou na rua com os mesmos dados de casa, poupando assim uma assinatura de internet móvel...

    ResponderEliminar
  2. Olá Matunto, seja bem vindo! E muito obrigado pelo seu comentário.
    O serviço é de facto óptimo, tenha pena que seja exclusivo da Zon e não esteja também disponível para outras operadoras. Quem sabe com o tempo.

    ResponderEliminar
  3. Mas quem tiver um aparelho da Fon pode aceder aos pontos da ZON_FON?

    ResponderEliminar
  4. Olá workdreamer, antes de mais obrigado pela sua visita e comentário.
    A informação que tenho é que terá que ter uma conta válida da FON, que normalmente está associada a um operador parceiro, que no caso de Portugal é apenas a Zon.

    ResponderEliminar
  5. Eu ja usei zon fon agora nao entendo como posso ganhar dinheiro com isso; alguem me explica?

    ResponderEliminar